
No meu curso de graduação tenho as disciplinas de Fotografia e Fotojornalismo, mas para me aprofundar ainda mais no assunto decidi fazer o curso de Formação Básica em Fotografia do Senac de São José dos Campos (a unidade com o curso disponível mais próxima de onde moro).
As únicas exigências do curso são ser maior de 16 anos e possuir Câmera Reflex com possibilidade de ajuste manual, a minha Nikon D500 deu super conta do recado!
As datas e horários variam de acordo com cada unidade e turma, mas as minhas aulas foram aos sábados das 8h30 às 17h30, dando uma carga horária de 51 horas. O professor foi Mário Lúcio Sapucahy – confiram o trabalho dele no site -, que tem uma sensibilidade que reconheço em poucas pessoas.
A programação do curso é bem completa e abrange desde a história da fotografia até edição de imagens – troquei tantas figurinhas sobre Photoshop. Nas saídas fotográficas visitamos Monteiro Lobato, Parque da Cidade e centro de São José e São Francisco Xavier.
Além da apostila desenvolvida pelo professor, ainda recebemos o livro “Fotografia: da analógica à digital” – Nelson Martins, que é ótimo (tem até um capítulo sobre Fotografia de Moda *_*)
Para não ficar só a minha opinião do curso peguei alguns relatos das minhas coleguinhas (aproveitem e dêem uma olhada no Flickr delas):
“Sempre que começamos algo novo ficamos ansiosos e na expectativa de saber se vai dar certo, no caso do curso de fotografia do Senac que foi algo que eu tive como iniciativa, estava muito empolgada para começar. O curso era todo sábado, das 8 às 17 e por incrível que pareça o pessoal era sempre bem humorado. Durante a parte da manhã tínhamos aula teórica e a tarde saímos para fotografar e colocar em prática o que foi dito em sala, sempre de forma bem didática.
O curso foi muito proveitoso, de forma que minhas fotografias com certeza são de melhor qualidade hoje em dia, fora o entendimento técnico que se obtém durante o curso. Posso contar como uma ótima experiência tanto pessoal como profissional. Além de tudo visitei lugares que nunca havia ido e fiz ótimas amizades! Não poderia ter sido melhor!!”
Camila Delhaye
“Fazer o curso foi bom, conhecer pessoas que compartilham do mesmo gosto e tem visões diferentes, na fotografia é assim sempre temos muito o que compartilhar e aprender e sem dúvidas foi muito bacana essa experiência”.
Natália Tupinambá
Por incrível que pareça eu não fui paga para escrever esse post, aliás, eu que paguei R$730 pelas aulas, valor bem justo considerando o tanto de conhecimento e experiências que eu vou levar para a minha profissão.
Meu próximo passo é o curso de Fotografia de Moda, Beleza e Retrato também do Senac que está disponível nas cidades de São Paulo, Rio Claro, Ribeirão Preto, Campinas, Jundiaí, Mogi Guaçu e Araraquara. Mas isso fica para as cenas do próximo capítulo...
Crédito da Fotografia: Luís Daniel
Nenhum comentário :
Postar um comentário