Especial Formatura I : decifrando o dress code!










Quando recebemos um convite de formatura, seja como convidada ou até como formanda, já vem a nossa cabeça aquelas perguntas como “com que vestido eu vou?”, “qual maquiagem usar?”, “qual comprimento é o mais adequado?”, e é para te ajudar a solucionar esses e outros mistérios que eu inicio uma série de postagens especiais sobre o tema.

A dica de hoje serve para qualquer tipo de festa, seja casamento, festa de debutante, aniversário e, claro, formatura: respeitar o dress code exigido no convite.

Quem planejou aquela festa pensou nos míninos detalhes durante meses, incluindo a delimitação do traje, portanto não é nada educado aparecer de jeans, camiseta e tênis em uma festa Black-tie. Você estragará toda a atmosfera do evento, se sentirá deslocada e no caso de festas realizadas por empresas terceirizadas poderá até ficar para fora!


Seguir o dress code não significa que você será bem sucedida nas suas escolhas, mas é o começo para uma produção incrível, confira: 


Esporte: A mais simples das especificações, geralmente utilizada em eventos casuais durante o dia e/ou ao ar livre, contudo se tem indicação de traje é por que alguma formalidade existe. Para as mulheres vale desde saias, calças, blusinhas finas até vestidos longos em tecidos mais podrinhos, como malha e algodão. Sapatos de salto baixo ou médio grosso, e dependendo do local, rasteirinhas e sapatilhas.
Calças de sarja ou gabardine com camisa ou pólo ficam bem para os homens, e os sapatos sociais são sempre os mais aconselhados.


Simples e elegante, Kate Middleton projetou a grife Issa London
para o mundo ao se declarar fã da marca
 
Passeio/ Tenue de Ville: Indicado para ocasiões mais formais, como coquetéis, inaugurações e eventos culturais. Longuetes, Pantalonas, túnicas e terninhos são as peças mais indicadas para as senhoras, já as jovens podem apostar em vestidos curtos. Celebrações durante o dia pedem um visual mais clássico e discreto, para a noite, requinte e um pouco de ousadia, sabe aquele pretinho básico? Então, é a hora dele brilhar.
Na prática significa, para os homens, um blazer com calça social, camisas lisas ou com listras finas e gravatas mais informais.


Katy Perry no lançamento do seu novo perfume "Meow" 
com vestido Moschino e sapatos Valentino

Passeio Completo/ Traje Social: Vestidos longos ou curtos e tailleurs são permitidos, desde que em tecidos mais nobres como cetim, crepe, e seda. A partir daqui o salto alto é “obrigação”.
Terno escuro, camisa lisa clássica, gravata discreta e sapatos pretos são a combinação perfeita para os cavalheiros. Por favor, evite camisas em cores chamativas – nada de amarelo ou laranja - e aquela gravata brega que ganhou no Dia dos Pais há 18 anos.


O ator Kellan Lutz e a namorada Sharni Vinson, vestindo Alex Perry’s,
roubaram todos os flashes durante a pré-estreia do filme “Amanhecer”

Black-tie: As mais ousadas podem comemorar, porque fendas, transparências, brilhos e decotes profundos estão liberados nos vestidos longos ou curtos, mas não esqueça o bom gosto em casa. Tecidos mais sofisticados e/ou trabalhados também são necessários para uma festa à rigor.
Para os homens a escolha é simples, smoking com gravata borboleta preta, como o nome mesmo indica.


 Selena Gomez desfilou com o vestido decotado e rendado da grife 
Julien Macdonald no Video Music Awards 2011

Gala: Pode guardar até o conjuntinho Yves Saint Laurent mais caro do seu guarda-roupa que não adianta chorar, nesse tipo de evento só são permitidos vestidos longos e nobres. As joias geralmente são uma atração a parte e brilham no tapete vermelho.
E para o gentleman casaca completa com paletó preto de cauda bi-partida, gravata borboleta e camisa branca de colarinho alto com as pontas viradas. Tem como algum homem ficar feio com essa combinação?


Blair Waldorf foi eleita a rainha do baile de formatura em Gossip Girl
com vestido Marchesa – Spring 2008



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...